sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Joquebedes


#KiyiyaVuranInsanlik
Essa foi a hashtag que foi para o topo dos trending topics no Twitter. Ela significa: humanidadelevadapelaságuas.
O que me levou a um contraste absurdo. Moisés. O significado do seu nome é "Salvo pelas águas".
Meu coração ficou inquieto, houve um reboliço dentro de mim. E o que torna isso ainda mais desesperador é saber que outros tantos são levados pelas águas. Outros tantos pequeninos são encontrados em águas salgadas, águas amargas, águas de morte... 
Faraó ainda grita: "Lancem ao Nilo todo filho que nascer." (Êxodo 1.22) Ele ainda esbraveja sua ira contra os pequenos, porque dos tais é o Reino dos Céus. Porque através deles pode haver grande manifestação do Reino de Deus ao mundo, da boca deles o Eterno suscita o perfeito louvor. 
Faraó ainda deseja matar, fazer morrer a esperança, perecer sonhos de um mundo diferente (o que nos parece ter se tornado algo utópico). 
Onde estão as hebréias? As Joquebedes? As mães de Moisés que dão propósito, destino, que não ficam apáticas diante do veredicto de Faraó? Onde estão aquelas que transformam "#KiyiyaVuranInsanlik" em "#SularıVasitəsiləYaşamaq" - salvo pelas águas?
As hebréias são vigorosas (Êxodo 1.19). Elas "dão à luz" antes de chegarem os assassinos de seus filhos. Elas não se posicionam no contra-ataque, pelo contrário, estão à frente da voz do maligno.
Que nasça em nós um coração como o da mãe de Moisés para salvar tantos "libertadores" que têm perecido antes mesmo de crescerem. Para interceder por meninos que longe estão... que não têm ninguém que interceda por eles. Que amarremos o Valente! Cheguemos antes!



terça-feira, 28 de abril de 2015

Elevo meus olhos para os montes...


Do trabalho para casa, o que encontro diante de mim são elas: as montanhas, montes inabaláveis. Gosto de admirá-las. São lindas... tão grandes, cercam todo Recreio. E recordo-me de quem sou: aquela que não sabe o que tem além das montanhas; pequena diante de montes aparentemente intransponíveis. 

Sei bem quem sou. Só não conheço-me melhor que Ele. Mas sei bem quem sou. Não ouso dizer ser merecedora de algo; se tenho, o que tenho veio Dele. Toda boa dádiva, todo dom... só pode vir dele. Não tem como vir de mim. Sabendo disso, como poderia me afastar da fonte de tudo? Impossível. Amo-te com todas minhas forças. Jamais poderia entender e muito menos saber explicar quão grande amor e graça sobre mim.

Olhando para tais montes, de onde me viria o socorro? Se em mim está a limitação, Nele se encontra a realização! Ele é TUDO em todos. Ele vê o que está além das montanhas. Por isso, volta minha alma para o teu repouso, pois o Senhor te faz bem. 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Porque desistir do casamento...

Passo a vos falar agora acerca de um caminho sobremodo indigno. Cheguei à seguinte conclusão: desista do casamento. Sim, se os motivos abaixo se enquadram perfeitamente com você, isso mesmo: D-E-S-I-S-T-A!!!

Primeiro motivo: Você é perfeito, jamais encontraria alguém semelhante à você. Afinal, nenhuma de suas manias irritam alguém, seu vocabulário é impecável e em sua mente só há bondade. Você jamais faria algo simplesmente com a intenção de irritá-lo. Jamais! Você pensa muuuuuito antes de agir. E de falar também. Por isso mesmo, nunca proferiu uma palavra errada ao outro, mede com sabedoria as palavras, fala sempre com mansidão e na hora exata. Na pior das hipóteses, se houvesse algum defeito em você, seria o de não ter paciência com os que não chegam nem perto de sua excelência.

Segundo motivo: Ele é o pior dos homens. Isso era de se esperar, não é mesmo?! Na verdade, porque mesmo foi que você se casou com ele? Ele é o seu oposto em TUDO. Nunca te encantou com nada que fez. Sim: nada! Não é essa a palavra usada: nada? Claro! Você se casou com ele por piedade. Ele não é digno de seu amor e paixão. Não é, e nunca foi. Tudo o que ele faz é com a intenção de te ferir. Ele passa seu longo e estressante dia no trabalho planejando detalhadamente como te irritar. É óbvio que não é espontâneo o fato dele tirar aquela camiseta do cabide, impecavelmente passada e, por decidir usar outra coisa, jogá-la dentro do armário. Não, isso não é dele por natureza. Ele sabe que reações isso provoca em você, por isso faz. Ele não te ama. Conviver com você é um favor dado por você à ele. Ora bolas, quem não gostaria de ter sua companhia todas as manhãs? Por outro lado, a companhia dele... Por ela você nunca almejou. Melhor era estar sozinha naquele dia em que o dinheiro acabou, ou até mesmo naquele outro dia que você tanto precisava de um ombro amigo. Ele em nenhum dia te ofereceu carinho, em nenhum momento fez aquele favor que mais ninguém poderia fazer. Ele sempre comia chocolate na rua e nunca levava para você. E se visse aquele cookie que você adora comer, ele passava direto, nem ao menos se lembrando de suas preferências. Algo que você admirasse nele? Nada. Ele jamais fez algo que arrancou do seu rosto um leve sorriso. Nunca apertou o orçamento para te dar aquele mimo que ele nem sabia que utilidade teria. E falando em orçamento... ele não sabe nem por onde começar a pagar as dívidas que se acumulam na escrivaninha da sala. Definitivamente, no mundo inteiro, não poderia haver homem pior: ele é o pior dos homens.

Terceiro motivo: Existe um homem perfeito. Esse homem não tem nenhuma mania irritante, é sempre educado e gentil com você. Até abre a porta do carro todas as vezes para você entrar. Jamais deixaria você carregar sacolas de supermercado, afinal, para que servem aqueles braços fortes?! Esse homem te beija sem parar. Ou melhor... Sempre que você quer. E ele sabe exatamente quando você quer. Na TPM ele te entende perfeitamente. No dia do aniversário de quando vocês se conheceram ele te leva flores. E em dias normais também. Ah! E se você não gosta de flores, ele te leva chocolate. E se você também não gosta de chocolate, você nem precisa falar para ele de quê mais gosta: ele sabe! Nas suas discussões, ele sempre cede. Nunca levantaria a voz para você, você é literalmente tratada como uma princesa. Todas as suas vontades ele satisfaz. Porque te diria "não"? Ver seu sorriso nos lábios é sua maior satisfação. Realmente é impossível comparar esse homem com o infeliz do seu marido. Se esse homem de fato existe? Claro que sim! Ele existe e reside na sua mente, de onde NUNCA poderia sair - e coitada da mulher que lhe encontrasse, sua vida seria um tédio a tornar-se num pesadelo.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Buracos na estrada...

"Dentro do carro, em meio à uma discussão determinante onde a moça buscava exacerbadamente convencer o jovem (quase homem) de que ela estava certa em tentar mudá-lo, ele se vira para ela com um olhar fulminante e diz: 'Não quero me casar com alguém que escreva bilhetinhos por toda a casa me dizendo o que devo ou não fazer!'. Aquilo acertou seu coração como uma fecha certeira. Ela sabia que tais palavras tinham sido muito bem pensadas antes de serem ditas. Ela viu naquele instante um espelho sendo colocado diante dela. Rio dentro de si, pois essa realmente era ela."

 "...se você quer fazer Deus rir, conte a ele seus planos." 
Woody Allen

Hilário, não?! Não pude conter o riso ao ler isso. Claro. Porque alguém muito boa em seguir roteiros e ter no papel seus planejamentos, essa sou eu. Ao menos era. Diários na adolescência, cadernos ou qualquer papel, guardanapos (porque não?!) serviam à mim como um bom mapa à um estrategista. Inúteis, na maioria das vezes. Como disse Ed Rene Kivitz: "são tantas questões cujas respostas estão no submundo do coração, no qual o caderninho de planejamento nem sonha poder penetrar".
Sim. Me deparei com surpresas no caminho. Alguns com placas pela via, outras não. De repente alguns buracos na estrada que não constavam no mapa. Estanho, não?! Welcome to the life!
Aprendi que o propósito está em viver, não em chegar. No caminho, não no destino. O que posso dizer é que nesse percurso o que busco é transcender. Me surpreender diante do que havia planejado. É... Realmente os Seus caminhos são mais elevados que os meus. E são eles que desejo à cada manhã ao abrir meus olhos, todas as tardes entediantes quando me vejo diante de um "caderninho", todas as noites ao me deitar sob o lençol gelado, nas madrugadas curtas. 
O que me resta agora é esperar que Ele, com seus "loucos" planos, me faça rir...

Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. 
Is 55.9

sábado, 17 de janeiro de 2015

Desejo...


Meu desejo? Fazê-lo sorrir e junto à ele sorrir. Ter vida nos meus dias. Deitar em paz sabendo que mais um dia não foi desperdiçado. Amar sendo a expressão dEle aos que estão próximo -- e longe. Valorizar a individualidade, o indivíduo por completo. Desfrutar da presença que jamais me abandona. Meu desejo? Andar seguindo a Sua direção, jamais dar um passo em falso. Viajar em meditações que me trazem a paz. Domar à mim mesma. Ou melhor, ser domada por Ele.
Carrego em mim traços que nem sempre são provenientes dEle. Sistemas e "filosofias" humanas. Meu desejo? Esvaziar de tudo isso. É... Provavelmente chegaria a uma estaca zero, onde nem mesmo eu saberia por onde começar. E foi bem isso. Renascimento, reconstrução, renovo, restauração. Há diante de mim um terreno limpo à espera de uma planta. Há materiais. Amor, serviço, fé, esperança, compaixão. Apenas à espera de uma planta feita por Ele. Aquela que foi feita à cada indivíduo criado. Alguns a chamam de "propósito". Espero ansiosamente... Enquanto espero, deleito-me nEle, aumento a fome, alimento o desejo de agrada-lo. Não que isso mudará seu pensamento a meu respeito. Sei bem disso. Mas fazê-lo sorrir me faz rir junto à Ele...